RESISTA AO DIABO!
Resista ao diabo, e jamais corra ou fuja com medo.
“Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.” (Tiago 4:7)
Os cristãos geralmente citam só a última metade deste versículo - mas ela é apenas parte da primeira metade! O mais importante é submeter-se a Deus - e isto significa submeter-se à tentação que Ele permitiu!
Jesus submeteu-se à tentação no deserto porque sabia que a mão de Seu Pai estava presente nisso. E o conhecimento disto Lhe deu a convicção e o conforto de que não estava sozinho no campo de batalha.
Mas muitos cristãos que são assaltados por grandes tentações começam a se subestimar. Tornam-se desencorajados e deprimidos - e logo desistem, dizendo que sua fé não funciona. Não compreendem que a razão específica de estarem sendo tentados é porque estão fazendo progresso!
O Senhor ordenou que nos preparemos para a luta: “Vigiai, estai firmes na fé; portai-vos varonilmente, e fortalecei-vos. ” (1 Coríntios 16:13)
NUNCA CONVERSE COM O TENTADOR
Nunca entre em disputa com o diabo ou suas potestades! É aí que muitos dos santos falham. Discutem consigo próprios a respeito da tentação, se algum bem poderia advir dela. Em vez disto, devem é apagar rapidamente a chama, negando ao diabo uma oportunidade de injetar argumentos ilusórios!
Um jovem que estava envolvido em pecado sexual com sua namorada não salva. Havia ouvido pregações fortes, e Deus lhe havia falado: “Rompa isto imediatamente! Pare, de uma vez por todas!”
Porém, em vez de obedecer rapidamente a Deus, o jovem deixou que Satanás instilasse argumentos em sua mente. O diabo disse: “Mas você é responsável pela alma dela; ela irá para o inferno a menos que você permaneça com ela. Não corte esta relação de modo completo. Telefone, encoraja-a - fique à disposição quando ela sofrer!”
Era uma receita para o desastre! O jovem estava mantendo conversa com pensamentos demoníacos! Ele estava discutindo (conversando) com o diabo!
Satanás não lê a sua mente ou seus pensamentos - ele coloca pensamentos, ele lê os seus atos! Ele ouve as suas conversas telefônicas, vigia onde seus pés o levam, e lhe observa em lugares onde você não pertence. É assim que ele sabe tanto sobre você - porque as suas ações alardeiam isto! E ele registra as suas fraquezas.
Determine parada instantânea à qualquer possibilidade de se ceder à tentação.
A HORA DE PARAR A TENTAÇÃO É LOGO AO PRIMEIRO IMPULSO.
É aí que você precisa declarar um rápido e enfático: NÃO! “Não, diabo! Não, carne!” Alinhe-se ao lado de Deus imediatamente contra o seu pecado.
Paulo falou para mortificarmos os feitos da carne (Romanos 8:13). Não importa o custo ou o que tenha de abandonar. Pode-se responder: “Mas é muito duro - não consigo abandonar as minhas tentações”.
Sim, vai doer abandoná-las. Mas sejam quais forem, é necessário que morram - sem esperança de ressurreição!
Deponha-as, diga não - e de modo rápido e definitivo, sem retorno.
Repila Todas as Tentações com as Escrituras, com a Palavra de Deus no coração= crida e operante, ativada!
Não podemos vencer nossas batalhas através da desguarnecida determinação humana, ou [vacilantemente] recitando versos das Escrituras. Isto porque a força e o poder não estão nas palavras, mas na autoridade que Deus investiu nelas.
Para possuir poder sobre o diabo, a palavra de Deus precisa sair de um coração que crê e de lábios que confiam.
Davi disse: “... pela palavra dos teus lábios me guardei das veredas do destruidor.” (Salmo 17:4).
Como ele se guardava do pecado? “21 Porque guardei os caminhos do SENHOR, ... e não rejeitei os seus estatutos.” Sl . 18: 21-22).
Lutero testificou: “Sofri muitas paixões e com intensidade. Mas assim que me apropriei de qualquer trecho das Escrituras, e me mantive nele como sobre uma âncora, rapidamente as minhas tentações se desvaneceram - as quais, sem a Palavra, teria sido impossível suportar, e muito mais, vencer”.
Responda Sua Tentação com um Mandamento Contrário!
Se a sua tentação é em relação ao adultério ou à fornicação, grite: “Não adulterarás!” (Êxodo 20:14). Se trata-se de qualquer tipo de cobiça proclame: “Não cobiçarás” (verso 17). Se for a luxúria da carne, grite: "... se viverdes segundo a carne, morrereis;" (Rom. 8:13). Se trata-se de uma lascívia antiga que tenha se apossado de você, grite, “... o pecado não terá domínio sobre vós, ... !” (Romanos 6:14).
Na hora que o inimigo atacou em toda a sua força, um versículo surgiu:
“Porque guardei os caminhos do SENHOR, e não me apartei impiamente do meu Deus.” (Salmos 18:21)
De repente, a fé começou a brotar em meu coração.
Se você guarda os caminhos do Senhor seu Deus, Ele lhe dará grande vitória.
E agora quero lhe encorajar: não importa o que você está enfrentando, Ele irá conduzir você até o fim. Você não cairá!
“Porque o Senhor corrige o que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho.” (Hebreus 12:6)
Mas, diz Ele, esta correção dura só um período, um breve intervalo - e após, grandes alegrias seguem-se!
Aleluia! - que tremenda promessa!